sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Viver em Obediência


B. WIRTHLIN


Minha mensagem a vós, jovens, é esta: Mediante obediência às leis do evangelho, podeis elevar-vos acima do lamaçal de pecado que nos envolve neste mundo.
Amados irmãos, sinto-me humilde e honrado em falar ao sacerdócio da Igreja do Senhor. Este sacerdócio agora tem mais de dois milhões de membros no mundo, os quais fizeram convênio com o Senhor de serem Seus servos nesta Terra. Fazemos o Seu trabalho. Grandiosa é a responsabilidade que Ele nos deu de “prevenir, explicar, exortar e ensinar, e convidar” a todos para “virem a Cristo” 1 . Nosso chamado é trabalhar com todo o “coração, poder, mente e força”,2 a fim de erguer e estabelecer a causa de Sião”. 3 Somos “chamados a servir” 4 pelo Pai de todos nós.
Esta noite gostaria de dirigir-me ao Sacerdócio Aarônico. Oro fervorosamente pela orientação do Espírito Santo, para que seja cumprida a promessa do Senhor de que “aquele que prega e aquele que recebe compreendem um ao outro, e ambos são edificados e juntos se alegram”.5
Minha mensagem a vós, jovens, é esta: Mediante obediência às leis do evangelho, podeis elevar-vos acima do lamaçal de pecado que nos envolve neste mundo. Além de ajudar-vos a vos tornardes melhores servos do Senhor, a obediência a essas leis ajudar-vos-á a serdes melhores em tudo que empreenderdes na vida, seja a atividade na Igreja, a família, educação, negócios, profissão, ciência, esportes ou em qualquer outro empreendimento de valor. Sereis melhores filhos, melhores irmãos, melhores amigos. Apreciareis mais a vida; sereis mais felizes e sentireis mais paz interior, pois sabereis que vossa vida é aceitável a vosso Pai Celestial e Seu Filho Amado, Jesus Cristo.
Nós, que servimos neste grande corpo do sacerdócio, fazemo-lo porque todos fomos chamados e escolhidos6. Deus deseja que sirvamos de bom grado e obedientemente. Nós, que fizemos convênios batismais e aceitamos o chamado para servir no reino do Senhor como portadores do santo sacerdócio, concordamos em moldar nossa vontade pela Dele. Devemos ser “humildes, submissos e ( . . . ) diligentes em guardar os mandamentos de Deus todo o tempo”. 7 Meus jovens irmãos, “aprendei sabedoria na mocidade; sim, aprendei na juventude a guardar os mandamentos de Deus”. 8 Nada vos é mais importante que obediência aos mandamentos de Deus.
O Presidente Ezra Taft Benson afirmou que “a obediência é a primeira lei do céu”. 9 Este princípio aplica-se a todos nós.
Recentemente, vi um exemplo maravilhoso de obediência, por ocasião de uma visita a uma grande fazenda de gado na Argentina. De manhã cedo, os vaqueiros levaram aproximadamente quarenta cavalos a um curral, a fim de escolher as montarias para aquele dia. Oito vaqueiros entraram no curral e assobiaram baixinho para mostrar sua presença. Quando os cavalos ouviram o assobio, enfileiraram-se rapidamente perto da cerca, de frente para os vaqueiros. De cabeça levantada, mantinham os olhos nos donos, com as orelhas viradas para a frente, em postura de alerta e prontidão. Sua atenção era total e pareciam ansiosos para servir. Organizaram-se logo em uma fileira como se fossem passar por uma inspeção ou revista militar. Os vaqueiros afastaram-se um pouco e assobiaram novamente. Os cavalos passaram depressa para o outro lado do curral e tornaram a alinhar-se de frente para eles. Pareciam estar obedecendo aos comandos de um sargento de treino. Cada vaqueiro escolheu sua montaria para o trabalho do dia e encaminhou-se para o cavalo escolhido. Os outros permaneceram alinhados, esperando sua designação.
Quando perguntei como os vaqueiros ensinaram os cavalos a serem tão obedientes, fui informado de que o treinamento começara quando os cavalos eram potros. Cada um aprendera com a mãe carinhosa e com outros cavalos adultos. Os vaqueiros iniciavam o treinamento dos potros com bondade, quando eram novos, nunca usando a força do laço ou do chicote.
Ao observar este exemplo de obediência, pensei em vós, irmãos do Sacerdócio Aarônico, e em como sois ensinados por vossas mães, como os dois mil filhos de Helamã,10 e por amorosos pais e líderes do sacerdócio. Pensei em como seguis seu bom exemplo, disciplinando-vos e mantendo-vos alertas—dispostos a servir ao Senhor e Mestre, quando Ele vos escolhe e chama.
À medida que crescerdes e amadurecerdes, desejareis e conquistareis mais liberdade para viver a própria vida do vosso modo e tomar as próprias decisões. Deveis fazer isto. Nossa esperança e nossa oração é que cresçais fortes e obedientes na fé e que, como o jovem Jesus, cresçais “em sabedoria, estatura e graça, diante de Deus e dos homens”. 11
Portanto insistimos em que sejais obedientes e fiéis em vossos deveres do sacerdócio. Deus vos deu autoridade para agir em Seu nome em vossa juventude. O Sacerdócio Aarônico preparar-vos-á para quando estiverdes prontos para receber a autoridade maior, do Sacerdócio de Melquisedeque. Preparai-vos bem para essa grande bênção, sendo fiéis agora e magnificando vosso Sacerdócio Aarônico.
Servi valorosamente em qualquer posição para a qual fordes chamados. Preparai, abençoai e distribuí os emblemas do santo sacramento dignamente. Recolhei diligentemente as ofertas de jejum, a fim de auxiliardes o bispo no dever de cuidar dos pobres e necessitados. Não descuideis do trabalho como mestres familiares, que é excelente treinamento para a obra missionária. Comparecei regularmente a todas as reuniões da Igreja. Estudai as escrituras, orai diariamente e pagai o dízimo.
Se fordes portadores obedientes do Sacerdócio Aarônico, prometo-vos que, na época de serdes ordenados élderes no Sacerdócio de Melquisedeque, estareis prontos para proclamar o evangelho de Jesus Cristo como missionários, com valentia e persuasão. Estareis mais preparados para os privilégios e desafios do casamento e da paternidade.
A fim de ajudarmos os missionários a serem fiéis e obedientes, damos-lhes um pequeno manual. Pedimos-lhes que o carreguem e leiam sempre. Também preparamos um folheto para os rapazes e as moças. Chama-se Para o Vigor da Juventude. Pedimos que o tenhais sempre convosco, que o consulteis com freqüência e que sigais os conselhos que ele contém. Esses conselhos podem proteger-vos do mal e ajudar-vos a obedecer, mesmo quando a obediência for difícil.
Ao edificardes a vida na obediência ao evangelho e vos esforçardes por atingir vossas metas, não desanimeis com reveses e decepções temporários. Lembrai-vos de que “é necessário que haja uma oposição em todas as coisas”. 12 Crescereis e aprendereis, vencendo obstáculos. O Senhor advertiu-nos a guardarmos Seus mandamentos e perseverarmos até o fim. 13
Sem dúvida vós, rapazes, haveis aprendido que a obediência nem sempre é fácil. Na verdade, às vezes pode até parecer sufocante, incômoda ou mesmo impossível. “Mas com Deus tudo é possível”. 14 Podeis ser obedientes. Podeis derrotar Satanás e vencer as tentações. Deus “não permitirá que sejais tentados além de vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar”. 15 O Senhor não espera de vós coisa alguma que não possais fazer. Lembrai-vos da fé que tinha Néfi quando testificou que “o Senhor nunca dá ordens aos filhos dos homens sem antes preparar um caminho pelo qual suas ordens poderão ser cumpridas” 16 .
Vivemos num mundo cheio de iniqüidade. Os vendavais das lutas e contendas, das tentações e do pecado rodeiam-nos. “O sacerdócio é um escudo contra as tentações; ele motiva e inspira os jovens às mais elevadas e nobres ações; todo rapaz, porte ele o ofício de diácono, mestre ou sacerdote, é servo do Senhor Jesus Cristo”. 17 Como poderíamos servi-lo, se não estivéssemos livres dos males da vida mortal? Alguns erroneamente pensam que é impossível evitar os pecados do mundo. Para escapar ao mal, alguns até procuram isolar-se da sociedade. O Salvador orou “não que os tires do mundo, e sim, que os guardes do mal”. 18 Essa, também, é nossa oração por vós, jovens.
A obediência espontânea garante proteção duradoura contra as tentações atraentes e provocantes de Satanás. Jesus é nosso exemplo perfeito de obediência. Aprendei a fazer como Ele fez, ao ser tentado por Satanás no deserto. Mesmo enfraquecido pelo jejum, Sua resposta foi rápida e firme: “Vai-te, Satanás”. 19 O Élder Neal A. Maxwell disse o seguinte sobre o exemplo dado pelo Salvador ao resistir à tentação: “Jesus percebeu as enormes tentações que enfrentou, mas ele não as considerou e remoeu, e sim as rejeitou imediatamente. Se acolhermos as tentações, logo elas nos estarão acolhendo!” 20 Quando Satanás se aproximar, expulsai-o o mais rapidamente possível. Não permitais que a tentação comece a insinuar-se em vós.
Peço-vos, jovens irmãos do sacerdócio, que vos mantenhais acima do curso da imoralidade que está infestando o mundo. Elevai-vos acima da sordidez da pornografia, da obscenidade, da sujeira. Sede virtuosos e castos. Apoiai vossas jovens irmãs no evangelho, respeitando sua feminilidade florescente e protegendo-lhes a virtude. Comportai-vos sempre de acordo com os mandamentos de Deus quando estiverdes com elas. Desejais que vossas namoradas permaneçam limpas e puras. Assim como certamente protegeríeis a castidade de vossa própria irmã de sangue, devereis proteger a virtude de vossas irmãs na família de Deus.
Caso cometais um erro, buscai o perdão por meio de arrependimento sincero e humilde. Deus perdoa; é um milagre que se tornou possível por intermédio do sacrifício expiatório de Jesus Cristo. Mas os erros que podem parecer-vos pequenos, se não forem corrigidos, poderão ter enormes conseqüências.
A Primeira Presidência afirmou claramente que erros sérios, especialmente a imoralidade, podem desqualificar o jovem para servir como missionário. Sim, o arrependimento é possível, mas o privilégio e bênção de cumprir missão de tempo integral para o Senhor pode ser perdido por causa de transgressão. Lapsos momentâneos em uma vida que, de outra forma, seria notável, podem prejudicar este significativo privilégio e bênção. Irmãos, ficai sempre em guarda!
Embora um Deus amoroso nos tenha suprido de um caminho para o arrependimento, simplesmente não tendes tempo para desperdiçar em transgressões. O pecado fere a alma; o processo de cura retarda o progresso e toma um tempo que poderia ser aproveitado em serviço produtivo e no desenvolvimento próprio. O Senhor precisa de vós, rapazes fiéis e dignos, agora e no futuro, para combater as forças de Satanás que assolam a Terra.
Gostaria de contar-vos uma experiência de minha juventude, uma experiência que me ensinou a importância da obediência ao fazermos até as menores coisas bem feitas. Gostava muito de jogar futebol americano em meu tempo de escola e na universidade. Desejava ser um bom atleta. Lembro-me especialmente de um jogo em que nossa universidade enfrentava a Universidade do Colorado, disputando o campeonato da liga. Estávamos bem treinados e muito bem preparados.
O astro da equipe do Colorado era Byron “Whizzer” White, um atleta renomado nos Estados Unidos, excelente jogador. Era um zagueiro rápido, versátil e vigoroso. Suas façanhas esportivas eram legendárias. Sua capacidade acadêmica, igualmente impressionante. Mais tarde se tornou pesquisador da Fundação Rhodes e recentemente se aposentou como juiz adjunto do Supremo Tribunal Federal dos Estados Unidos.
Nosso sábio treinador era Ike Armstrong. Antes do jogo nos deu duas instruções bem simples: primeira, não chutar a bola para Whizzer e, segunda, nunca deixar que ele se aproximasse da linha de partida da jogada.
Seguimos suas instruções e conseguimos que a equipe do Colorado não fizesse ponto no primeiro tempo. No início do segundo tempo, Whizzer White fez um gol que valia três pontos. Nós respondemos com uma jogada de seis pontos e um chute que nos valeu mais um ponto. Estávamos vencendo por sete a três, no final do terceiro tempo.
Na segunda jogada do quarto tempo, chutamos a bola para a equipe do Colorado. A bola voou para o outro lado do campo, perto do gol deles. Whizzer White apanhou a bola no ar, na marca dos 15 metros, e teve de recuar para a marca dos 5 metros, a fim de livrar-se dos adversários. Daí, com a velocidade, força e agilidade que lhe valeram a fama, começou a correr em direção ao nosso gol, conseguindo safar-se de todos os jogadores de nossa equipe. Consegui tocá-lo apenas com meu dedinho. Atravessou todo o campo e fez um gol de seis pontos, que entusiasmou a equipe do Colorado mas foi decepcionante para nós.
Mais para o fim do quarto tempo, Whizzer correu pela lateral direita, além do ponto de início da jogada, e avançou 57 metros, fazendo um gol de seis pontos. O resultado do jogo foi 17 a 7. O Colorado venceu o jogo e o campeonato.
Embora tivéssemos perdido, aprendi a importância da obediência constante a instruções detalhadas de nosso líder. A falta de obediência às instruções do líder em apenas duas jogadas—dois breves lapsos em meio a um esforço notável—custou-nos o jogo e o campeonato. Bastou isso para perdermos algo por que trabalháramos tanto.
Testifico-vos, irmãos, que o Pai Celestial vos ama e deseja que recebais todas as bênçãos que Ele tem para Seus filhos, inclusive as bênçãos de felicidade e paz, e que vos beneficieis delas. Nós, líderes da Igreja do Senhor, vos amamos. Oramos sempre por vós, fervorosamente. Vossos líderes nas alas e ramos, estacas e distritos também vos amam e oram por vós. As orações e o amor de vossos pais por vós são imensuráveis. Todos desejamos que sejais bem sucedidos nesta vida e que vos qualifiqueis para o maior dos dons de Deus—vida eterna no reino celestial. A fim de atingirdes vossas metas nesta vida mortal e de vos provardes dignos das bênçãos eternas, aprendei a obedecer. Não há outra maneira. A obediência trará grande força e poder a vossa vida.
Os mandamentos do evangelho vêm de um Pai amoroso, cujas leis são dadas para fazer-nos felizes, proteger-nos e ajudar-nos a evitar a dor e o sofrimento, que são inevitáveis sempre que cedemos a Satanás e a tentações. “A iniqüidade nunca foi felicidade”. 21 Deus é, verdadeiramente, nosso Pai amoroso. Tudo o que Ele faz é para nosso bem. Ele sabe tudo. Ele nos conhece melhor do que nós mesmos e sabe o que é melhor para nós.
Que o Senhor abençoe cada um de vós, rapazes especiais, com força e coragem para obedecerdes a Sua vontade e a fim de vos preparardes diligentemente para o trabalho e para a alegria do porvir. Eu oro humildemente em nome de Jesus Cristo. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário