sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Como Começar


O Propósito do Sacerdócio Aarônico

Nosso Pai Celestial deu a você a sagrada e excelente oportunidade de servir aos Rapazes. Você tem a responsabilidade de ajudá-los a entender o propósito e a magnificência do Sacerdócio Aarônico. Como líder dos Rapazes, você auxilia os pais e os líderes do sacerdócio no cuidado e fortalecimento dos Rapazes. Sua influência terá consequências eternas para os Rapazes, suas famílias, e muitos outros a quem eles irão servir à medida que aprenderem a honrar e magnificar os chamados no sacerdócio.
“Testifico que sentirão seu coração mudar ao se tornarem fiéis portadores do sacerdócio. Procurarão estar completamente limpos e administrar o sacramento dignamente. Tratarão todas as moças com bondade e respeito. Honrarão seus pais. Evitarão ofender o Espírito naquilo que pensam, dizem ou fazem. Chegarão a conhecer o Senhor, a Quem servem, e se esforçarão sempre para ser como Ele.
Testifico que seu serviço fiel no Sacerdócio Aarônico mudará a vida daqueles a quem servem. Existem pessoas que precisam de seu serviço no sacerdócio. Sua família precisa de vocês. Seu quórum precisa de vocês. A Igreja precisa de vocês. O mundo precisa de vocês.
Há um sentimento de urgência para que cumpram seu dever para com Deus. Tenho confiança de que o farão.
Em uma fria manhã, há algumas semanas, eu estava correndo ao longo do Rio Tejo em Lisboa, Portugal. Deparei-me com um monumento dedicado aos exploradores portugueses de séculos atrás. Parei quando o sol surgiu e fez brilhar sua cálida luz sobre o imponente monumento e sobre mim. Senti-me inspirado ao ver o rosto determinado daqueles exploradores que contemplavam o mar. Aqueles homens tiveram a disposição de fazer coisas que poucos haviam feito. Saíram de um mundo conhecido e confortável e corajosamente se lançaram ao oceano desconhecido e descobriram novas terras. Eles mudaram o mundo.
Quando penso naquele monumento aos corajosos exploradores, vejo vocês. Vejo-os em sua jornada pessoal, que poucos no mundo de hoje decidem percorrer. Vejo-os cumprindo seu dever para com Deus.
Oro para que todos possamos compreender o magnífico Sacerdócio Aarônico e confio, assim como Deus confia, naqueles que o portam. Em nome de Jesus Cristo. Amém” (“O Magnífico Sacerdócio Aarônico”, A Liahona, maio de 2010, pp. 54–56).
  • Veja como você pode cumprir esse propósito noManual 2: 8.1.18.1.3 e 8.2.

Preparação Espiritual

Você foi chamado por Deus por revelação, e tem direito à revelação pessoal para ministrar aos rapazes e cumprir os deveres associados ao seu chamado. Prepare-se espiritualmente para que possa receber essa revelação e servir de exemplo para os rapazes. Siga o exemplo de Jesus Cristo ao pensar em sua preparação espiritual. Antes de iniciar Seu ministério, o Salvador retirou-se para o deserto para jejuar e orar (ver Mateus 4). Como parte de sua preparação espiritual, estude as escrituras com ênfase nos rapazes e no Sacerdócio Aarônico.
  • Aprenda sobre preparar-se espiritualmente no Manual 23.2.1.

Rapazes preparando o sacramento.

Ministrar a Cada Rapaz

É importante lembrar que Jesus Cristo se importa com cada um de nós individualmente. Da mesma maneira, seu ministério deve focalizar em zelar, ser sensível e se esforçar para reter cada rapaz. Seu sucesso em influenciar cada rapaz aumentará à medida que você demonstrar interesse na vida dele, agir de acordo com os sussurros espirituais que recebe e tiver um amor cristão por ele.
  • Aprenda sobre como ministrar aos rapazes no Manual 23.2.3.

Entender o Propósito dos Quóruns

Ao servir aos rapazes do Sacerdócio Aarônico, você terá a oportunidade de ensinar-lhes o importante propósito de um quórum. Os quóruns são para servir ao próximo, promover a união e a irmandade e instruir os membros quanto aos deveres, às doutrinas e aos princípios. Para que um quórum funcione de modo adequado, os líderes e consultores devem reconhecer que o bispo e os presidentes dos mestres e dos diáconos possuem as chaves do Sacerdócio Aarônico. É importante ensinar aos rapazes sobre essas chaves e permitir que as utilizem.
  • Aprenda sobre as chaves do sacerdócio no Manual 2:2.1.1 e 8.3.
  • Aprenda sobre servir aos outros no Manual 2: 8.1.3 e8.7.
  • Aprenda sobre promover a união e a irmandade noManual 2: 8.1.2.
  • Aprenda sobre instruir os membros quanto aos deveres, às doutrinas e aos princípios no Manual 2:3.2.45.5 e 8.1.1.
  • Aprenda sobre as reuniões dominicais do quórum noManual 2: 8.11.

Administrar o Programa dos Rapazes

A Igreja providenciou programas e materiais para abençoar a vida dos rapazes. Esses materiais incluem o programa Dever para com Deus, padrões do Para o Vigor da Juventude, atividades da Mutual e do Escotismo, e treinamento de liderança para os Rapazes. Aprenda mais sobre:
  • O programa Dever para com Deus (Manual 2: 8.12).
  • Instruções para consultores e pais (Cumprir Meu Dever para com Deus, páginas 93–102).
  • Os padrões do Para o Vigor da Juventude (Manual 2:8.10).
  • Atividades (Manual 2: 8.13).
  • Maneiras de ensinar habilidades e atributos de liderança (Manual 2: 8.14).
  • O programa do Escotismo (Manual 2: 8.13.4).
Rapazes servindo o sacramento.

Aconselhar-se Mutuamente

Como consultor dos Rapazes, será pedido que você participe de conselhos. O propósito dos conselhos é edificar uns aos outros e atender às necessidades dos rapazes e de suas famílias. É importante ensinar ao presidente do quórum suas responsabilidades ao “sentar-se em conselho” (ver D&C 107:85-87).
O Élder M. Russell Ballard do Quórum dos Doze Apóstolos ensinou: “Este é o milagre dos conselhos da Igreja: ouvir um ao outro e ouvir o Espírito! Quando nos apoiamos uns aos outros nos conselhos da Igreja, começamos a compreender como Deus toma homens e mulheres comuns e os transforma em líderes extraordinários. Os melhores líderes não são aqueles que se matam de tanto trabalhar, tentando fazer tudo sozinhos; os melhores líderes são os que seguem o plano de Deus e se aconselhamcom os seus conselhos” (“Aconselharmo-nos com os Conselhos da Igreja”, A Liahona, julho de 1994, p. 30).
  • Aprenda sobre o propósito dos conselhos na Igreja no Manual 2: 3.2.2.
  • Aprenda sobre o conselho da ala no Manual 2: 4.
  • Saiba de quais conselhos você deve participar como líder dos Rapazes no Manual 2: 8.9.

Ajude os Rapazes a Servir Agora a fim de Prepararem-se para o Serviço Futuro

Os consultores dos rapazes ajudam os rapazes a prepararem-se para o trabalho missionário e para seus futuros papéis como digno marido, pai e líder do sacerdócio, ajudando-os a engajarem-se no serviço do Sacerdócio Aarônico agora.
“Aos Rapazes do Sacerdócio Aarônico e a vocês Rapazes que estão se tornando élderes: Repito o que os profetas têm ensinado há muito tempo, que todo rapaz digno e capaz deve preparar-se para servir uma missão. O serviço missionário é um dever do sacerdócio: uma obrigação que o Senhor espera de nós, que tanto recebemos Dele. Rapazes, eu os admoesto a prepararem-se para servir como missionários. Mantenham-se limpos, puros e dignos de representar o Senhor. Mantenham sua saúde e suas forças. Estudem as escrituras. Onde for possível, participem do seminário ou do instituto. Procurem conhecer bem o guia missionárioPregar Meu Evangelho.
  • Aprenda como ajudar os rapazes a prepararem-se para o serviço missionário de tempo integral noManual 2: 8.7.
  • Aprenda como ajudar os rapazes a prepararem-se para tornar-se um pai e marido digno no Manual 2:8.1.3 e 8.2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário