sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Atingir Seu Pleno Potencial


Of the Quorum of the Twelve Apostles


Richard G. Scott
Com toda a influência do meu chamado, incentivo-o a descobrir quem você realmente é. (…) Exorto a que consiga discernir, por meio do espírito, as aptidões que lhe foram concedidas por Deus.
Recentemente observei mais de 20.000 rapazes e moças santos dos últimos dias ouvirem uma mensagem espiritual. Eles tomavam notas e concentravam-se no orador, ávidos por aprender. Irradiavam um intenso espírito de pureza, retidão e devoção. Ninguém os obrigou a irem até lá. Estavam lá por vontade própria.
Mais tarde, reuni-me com mais de 2.000 missionários de tempo integral que se preparavam para servir. A sala estava carregada com o espírito. Fiz-lhes algumas perguntas difíceis. Eles responderam extremamente bem, muitas vezes citando escrituras que apoiavam seu ponto de vista. Quando cumprimentei os missionários e olhei dentro de seus olhos, senti pureza e um espírito de devoção. Foi uma experiência inspiradora. Cada um deles deixara de lado seus interesses pessoais para aceitar o chamado de se unirem ao que pode vir a ser nossa melhor geração de missionários.
Tive experiências similares a essa com jovens em toda a Terra. O corpo docente de nossas três universidades notou um aumento significativo na capacidade física e mental e na percepção espiritual dos alunos. Algo extraordinário está acontecendo. Conseguem sentir? Na verdade, à medida que a obediência e a moralidade declinam no mundo, o Senhor envia espíritos mais excepcionais à Terra. Como grupo, eles superam o nível médio de capacidade de seus predecessores. Seu potencial de crescimento pessoal e contribuição positiva é enorme. Como pais e líderes de que forma estão cultivando esse potencial? Como rapaz ou moça desta geração o que você está fazendo para atingir seu potencial extraordinário? Irá cultivá-lo e elevar-se a um patamar excepcionalmente alto de realizações e felicidade? Como irá livrar-se das tentativas de Satanás de minar esse potencial por meio da transgressão?” Só você pode responder a essas perguntas de vital importância.
Com toda a influência do meu chamado, incentivo-o a descobrir quem você realmente é. Convido-o a olhar para além da rotina diária da vida. Exorto a que consiga discernir, por meio do espírito, as aptidões que lhe foram concedidas por Deus. Exorto a que, em espírito de oração, faça escolhas corretas que o levarão a alcançar seu potencial pleno.
Gostaria de compartilhar uma forma segura pela qual você começará a levar a cabo esse crescimento. Vi missionários corajosos enfrentarem o vento gelado, resistirem à chuva torrencial, caminharem por ruas escorregadias e lamacentas, e vencerem o temor. Eles, com freqüência, prestam um vigoroso testemunho, para depois serem rejeitados e abertamente criticados. Vi-os empenhando-se para transmitir a verdade em um novo idioma. Às vezes, o ouvinte fica olhando calado para eles, com o olhar confuso. Então, eles percebem, frustrados, que sua mensagem não foi compreendida. Mas eu não mudaria nada disso, mesmo que pudesse, porque há aqueles momentos dourados de sucesso que fazem com que todas as dificuldades valham a pena. Essas recompensas chegam quando o Espírito toca o coração para o bem eterno, porque alguém como você estava lá. Compartilhar a verdade em circunstâncias difíceis é fazer com que ela se torne ainda mais preciosa. Se você atravessar as fronteiras da experiência e caminhar para dentro da penumbra do desconhecido, o Senhor irá fortalecê-lo. A beleza de sua alma eterna começará a ser revelada.
Os desafios e problemas de nossos dias são maiores do que nunca. É por isso que o Senhor precisa de missionários mais capazes e mais bem preparados. Ele precisa daqueles que são limpos e puros, para que possam ser guiados pelo Espírito e testificar com poder de conversão. Qualifique-se para ser um desses missionários excepcionais. Não será fácil. Mas quando é que algo realmente valioso é fácil?
A carta da Primeira Presidência definiu altos padrões para as condições físicas, de dignidade moral e estabilidade, mental e emocional que o trabalho missionário exige atualmente. Esses padrões são rigorosos, mas você pode cumpri-los. Você irá regozijar-se com o sentimento de paz e confiança que a aplicação prática desses padrões proporciona. Os padrões foram erguidos, não para que as coisas se tornem mais difíceis, mas porque os missionários servem atualmente em um ambiente onde a orientação espiritual é absolutamente essencial. Além disso, houve alterações na apresentação das palestras. Agora elas não são mais memorizadas, mas seu conteúdo básico deve ser aprendido e apresentado conforme a orientação do Espírito. A dignidade pessoal é essencial para se fazer isso. (Ver “Declaração sobre o Trabalho Missionário”, anexo da carta da Primeira Presidência, 11 de dezembro de 2002.)
Você faz parte de uma geração única com um potencial extraordinário. Não é de se admirar que Satanás queira minar esse potencial, tentando-o a violar as leis de Deus. Ele sabe que não tem poder sobre um indivíduo digno. Contudo, ele é mestre na arte de fazer o pecado parecer atraente ao indeciso.
A preparação para uma missão e uma vida significativa começa no lar. Como pai ou mãe, uma das maiores dádivas que você pode oferecer a um filho ou filha é nutrir constantemente um testemunho crescente da verdade, nutrindo pacientemente cada aptidão espiritual da criança. Explique-lhe, cuidadosamente, as doutrinas da Igreja e o poder que elas proporcionam se bem vividas. Esse alicerce irá equipar a criança para resistir ao mal que contamina este mundo. Incentive todo filho que seja física e emocionalmente capaz a preparar-se para servir dignamente uma missão de tempo integral.
Bispos e presidentes de estaca, juntamente com os líderes do sacerdócio e das auxiliares, fortaleçam a capacidade espiritual de seus jovens. A maneira de fazê-lo é incentivando a sua participação em atividades da Igreja que reforcem os ensinamentos dos pais.
Como rapaz, participe ativamente em seu quórum do sacerdócio. Como moça, participe das atividades de sua classe e conclua suas metas de Progresso Pessoal. Ambos devem ser ativos nos debates da Escola Dominical para reterem o que for ensinado. Freqüentem o Seminário e o Instituto para adquirir uma compreensão vital da verdade. Não estude apenas para passar em uma prova. Incorpore o que estudar em sua vida.
Estude a primeira visão registrada como Joseph Smith—História na Pérola de Grande Valor. Aprenda quais foram os acontecimentos subseqüentes que resultaram na restauração plena da verdade, com a autoridade do sacerdócio e as ordenanças essenciais para a exaltação. Adquira seu próprio testemunho dessas coisas. Fixe-as em sua mente e coração.
Procure ler o Livro de Mórmon porque quer, e não porque precisa. Descubra por si mesmo que ele é verdadeiro. Ao ler cada página, pergunte: “Algum homem poderia ter escrito este livro, ou ele surgiu como Joseph Smith testificou?” Aplique os ensinamentos que aprender. Eles o fortalecerão contra a influência maligna de Satanás. Siga o conselho de Morôni. Pergunte sinceramente a Deus, o Pai, em nome de Jesus Cristo, com real intenção, se os ensinamentos do Livro de Mórmon são verdadeiros. (Ver Morôni 10:3—5.) Pergunte com o desejo de receber uma confirmação pessoal, sem duvidar. Deve haver uma explicação para esse livro que está em suas mãos. Sei que você pode receber uma confirmação espiritual de que ele é verdadeiro. Você então saberá que Jesus Cristo vive, que Joseph Smith foi e é um profeta, e que A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é a Igreja do Senhor. (Ver a introdução do Livro de Mórmon, especialmente o último parágrafo.) Você terá a confirmação de que o Salvador guia Sua Igreja por meio de um profeta vivo. Essas verdades serão o alicerce de sua vida produtiva.
Alguém pode dizer: “Não tenho todas as bênçãos de uma família ideal e da plena experiência na Igreja”. Nem eu tampouco desfrutei de todas essas vantagens, e o mesmo se deu com outros membros do Quórum dos Doze. Compense obtendo seu próprio testemunho inabalável da verdade. Adquira uma convicção pessoal de que a Igreja de Jesus Cristo foi restaurada na Terra e que Suas doutrinas são verdadeiras. Há caminhos diferentes para esse dom precioso. Eles começam com seu desejo sincero de adquirir conhecimento. A chama hesitante da fé pode morrer se não a nutrir. Mas essa pequena chama irá crescer até se tornar um fogo brilhante e inextinguível por meio da oração sincera e do estudo contínuo do Livro de Mórmon e de outras escrituras. Uma fé como essa poderá ser mantida se aplicar os princípios que aprender.
Permaneça digno. Quando você realmente entender quem é, não será difícil resistir às tentações de Satanás. Desse modo, ele não poderá impedir o desenvolvimento de seu verdadeiro potencial.
Como jovem, o maior crescimento e a experiência mais fortalecedora que você pode ter, sem exceção, é uma missão de tempo integral digna. Embora a missão não vise vantagens pessoais, o Senhor abençoa ricamente aqueles que servem corajosamente. Participe desse exército de missionários notáveis, bem preparados e dedicados que se estão qualificando para os elevados padrões de dignidade. Una-se aos que decidiram servir ao Senhor, onde quer que Ele os chame, por mais desafiador que isso possa ser.
O trabalho missionário é extremamente árduo. Se você tiver problemas emocionais que possam ser tratados de modo a que consiga enfrentar os rigores de uma missão de tempo integral, você poderá ser chamado. É essencial que continue a tomar os medicamentos durante sua missão ou até que uma autoridade médica competente o aconselhe a suspendê-los. Tenha consciência de que os desafios emocionais e físicos são parecidos. A pessoa precisa fazer todo o possível para melhorar a situação, e depois precisa aprender a viver dentro dos limites que ainda existirem. Deus Se utiliza dos problemas para que possamos crescer ao subjugá-los.
Sua condição física ou emocional pode ser de natureza tal que o leve a ser desobrigado pelo Presidente da Igreja de servir como missionário de tempo integral. (Ver “Declaração sobre o Trabalho Missionário”, anexo da carta da Primeira Presidência, 11 de dezembro de 2002.) Existem outras formas para que você preste um serviço significativo compatível com suas condições. Seu bispo ou presidente de estaca pode ajudá-lo a identificar esse serviço no lugar em que você reside. Pode ser em um centro de história da família da Igreja, templo, projeto de bem-estar, centro de empregos ou em um hospital, casa de saúde, abrigo ou em algum outro lugar. Existem muitos lugares onde precisam de ajuda. Você pode morar em sua casa e contribuir intensamente. Esse chamado pode ser de alguns meses ou mais. Seu presidente de estaca saberá onde você deve servir e por quanto tempo. Ele fará, então, um chamado formal. Seja qual for esse chamado, estude a mensagem da Restauração nos materiais que os missionários de tempo integral podem lhe fornecer. Depois, procure oportunidades de compartilhar essa mensagem. Ao fazer isso conscienciosamente, você será conduzido a pessoas que serão inspiradas a ter o desejo de saber mais.
Quando falei sobre o trabalho missionário, pode ser que você tenha pensado: “Isso não é para mim”. Rogo fervorosamente que reconsidere a questão. Tudo que mais prezo na vida começou a amadurecer no campo missionário. Você também pode alcançar tais bênçãos.
Se fez escolhas erradas, arrependa-se agora. Remova todas as barreiras que existirem para o seu progresso e felicidade.
Você é um rapaz ou uma moça de grande valor. Enxergue todo o seu potencial. Seja o líder e o exemplo que o Senhor espera que seja. Você, rapaz, faça parte da melhor geração de missionários. Jovens dignos, preparem-se para receber as ordenanças do templo e criar uma família eterna. Deus os ama. Testifico-lhes que ao buscarem Sua ajuda, Ele os guiará para que realizem seus sonhos dignos, em nome de Jesus Cristo. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário