sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Prosseguir e Ser Firmes


Elaine S. Dalton
Vocês podem prosseguir com firmeza, com visão. O Espírito Santo as ajudará a permanecer firmes, e seu testemunho do Salvador as ajudará ao prosseguir com um perfeito esplendor de esperança.
Num cais de porto em Copenhague, Dinamarca, há uma estátua de bronze de uma moça chamada Kristina. Kristina fica olhando para o mar em direção ao seu objetivo de unir-se aos santos em Sião. O vento sopra violentamente contra ela, mas ela não olha para trás. Mantém-se firme ao prosseguir fazendo uma coisa muito difícil mas que ela sabe ser certa. Gosto muito dessa estátua, porque para mim Kristina representa minha própria trisavó dinamarquesa, que decidiu filiar-se à Igreja a despeito de muita oposição. Sou grata por sua coragem e testemunho. De sua escolha naquela hora dependia não apenas meu destino eterno, mas também o destino de muitas gerações.
No Livro de Mórmon, Néfi nos diz que devemos prosseguir com firmeza (2 Néfi 31:20). Ele não diz apenas que podemos, mas que devemos. Talvez Néfi, como Kristina, tenha visto que as escolhas firmes de um único indivíduo afetam muitas gerações. Quando o pai de Néfi o enviou de volta a Jerusalém para apanhar as placas de Labão, Néfi disse: “E eis que é sábio para Deus que obtenhamos esses registros, para que preservemos paranossos filhos o idioma de nossos pais”. (1 Néfi 3:19; grifo do autor) Néfi estava pensando em sua futura família, embora ainda não tivesse nenhuma perspectiva de casar-se. Lembrem-se de que sua família estavasozinha no deserto! Néfi teve não apenas a visão de como voltar a seu lar celestial, mas também uma visão do que desejava em seu lar terreno.
O Salvador as ajudará a ver e compreender a visão que Ele tem para vocês. Vocês são Suas filhas amadas. Ele as conhece pessoalmente e tem um plano para sua vida. Ele prometeu que se viverem dignamente, Seu Espírito estará sempre com vocês.
Assim como o vento soprava violentamente na direção oposta à que Kristina se voltava naquele cais na Dinamarca, todas vocês encontrarão oposição de forças mundanas. “Prosseguir com firmeza” implica em resistência. A escritura não diz caminhar adiante, ou seguir adiante ou simplesmente prosseguir. Ela diz prosseguir com firmeza! Para fazer isso, vocês precisam ter uma visão de para onde estão indo. O Espírito Santo as ajudará a permanecer firmes e seu testemunho do Salvador as ajudará ao prosseguir com um perfeito esplendor de esperança.
Há vários anos, meu marido e eu nos qualificamos para correr na Maratona de Boston. Na noite anterior à maratona, procurando ter uma visão do que seria completar aquela corrida, fomos até o centro de Boston, que fica a uma milha da linha de chegada. Ali, naquela noite tranqüila, amarramos nossos tênis de corrida e corremos aquela última milha até a linha de chegada. Ao cruzarmos a linha, erguemos os braços bem alto, de mãos dadas, fingindo que tínhamos vencido a corrida! Imaginamos centenas de observadores nas arquibancadas nos aclamando. No dia seguinte, choveu durante a corrida. Uma distância de mais de vinte e seis milhas (41,3 quilômetros) é um desafio e tanto. Há colinas que são chamadas de “Coração Partido” por um bom motivo. Durante todo o tempo em que estive correndo naquelas colinas, fiquei lembrando-me daquela linha de chegada e do que tínhamos sentido na noite anterior ao cruzarmos a linha, vitoriosos. Essa visão da linha de chegada ajudou-me a terminar aquela maratona em meio a uma fria tempestade da Nova Inglaterra.
A sua visão do futuro irá ajudá-las a prosseguir com firmeza. Despendam alguns minutos visualizando onde querem estar daqui a um, dois ou cinco anos. Depois, comecem a agir para prepararem-se. Não se consegue correr uma maratona simplesmente decidindo fazê-lo. É preciso treinar diariamente, desenvolvendo lentamente a resistência e o vigor necessários para se correr as mais de 26 milhas do percurso. O mesmo se dá na vida. É a diligência diária, com oração e estudo das escrituras, que irá ajudá-las a atingir suas metas. Suas decisões diárias influenciarão muitas gerações.
O seminário ajudou Melissa a visualizar o tipo de moça que desejava tornar-se. Ela não era membro de nossa Igreja, mas matriculou-se no seminário com suas amigas. Quando completou 18 anos, foi ensinada pelos missionários. Ela sabia que as coisas que eles lhe ensinaram eram verdadeiras! Houve um espírito muito agradável em seu batismo. Senti que não apenas todos os seus amigos e familiares estavam presentes, mas também sua futura família. O bispo comentou que quase conseguia ouvir sua futura família dizendo: “Obrigado, mamãe!”
Tal como Melissa, vocês também fizeram convênios batismais. O cumprimento de seus convênios irá permitir que sejam guiadas pelo Espírito Santo. O Espírito Santo irá protegê-las e fortalecê-las e dizer-lhes “todas as coisas que deveis fazer”. (2 Néfi 32:5) Esse dom irá diferenciá-las do mundo.
Sabemos que vocês encontram muita oposição a seus padrões. As moças de Tennessee e Arkansas disseram-me que encontram muita oposição na escola por causa de suas crenças. As moças que encontrei no Haiti também enfrentam pressões diárias para que participem de coisas inadequadas a jovens do convênio. Mas seus olhos brilham com a esperança do evangelho. Elas permanecem firmes porque dão ouvidos à “voz mansa e delicada” (I Reis 19:12) do Espírito Santo e obedecem a seus sussurros.
O Espírito Santo também as guiará nas decisões sobre o futuro. Outra jovem que conheço estava namorando um rapaz alto e bonito, que era o astro do time de basquete de sua escola e presidente da classe. Enquanto conversavam sobre seus planos futuros, ela explicou que tomara há muito tempo a decisão de casar-se no templo com um missionário. Uma missão não fazia parte dos planos dele, e nada mais foi dito. No Natal seguinte, ele deu a ela um pequeno presente. Quando ela o abriu, viu que era uma carta do profeta de Deus chamando seu amigo para servir em uma missão. Sua influência justa ajudou-o a tomar aquela importante decisão.
Vocês também podem influenciar os rapazes com quem convivem a “se erguerem um pouco mais alto e a agirem um pouco melhor”. (Gordon B. Hinckley, “A Busca da Excelência”, A Liahona, setembro de 1999, p. 2.) Vocês podem ajudar os rapazes a prepararem-se para servir em uma missão honrosa. Podem ajudá-los a permanecer moralmente limpos para que possam ser portadores do sacerdócio com honra. Sua influência justa na vida de um rapaz pode ter um efeito eterno não apenas nesta vida, mas na vida de muitas gerações.
Quando nossa filha Emi tinha 15 anos, ela tomou uma decisão. Certa manhã, vi seu Livro de Mórmon aberto no capítulo 48 de Alma. Ela tinha marcado os versículos que descrevem o capitão Morôni:
“Morôni era um homem forte e poderoso; ele era um homem de perfeita compreensão (…) Sim, e ele era um homem firme na fé em Cristo.” (Versículos 11, 13)
Na margem, ela tinha escrito: “Quero casar-me com um homem como Morôni”. Sete anos depois, ela o fez! Emi obteve sua visão do futuro marido ao ler as escrituras e ouvir os sussurros do Espírito Santo. Ela também veio a conhecer e compreender o Salvador e Seu “grande plano de felicidade”. (Alma 42:8)
Ao lerem as escrituras, vocês virão a saber que o Salvador é a luz e a vida do mundo; e também é nosso esplendor de esperança. Por meio Dele vocês podem ter a esperança de voltar a viver com seu Pai Celestial. Por meio Dele vocês podem arrepender-se das coisas que as impedirão de ser firmes e vencê-las. Por meio Dele podem encontrar forças e coragem para prosseguir com firmeza, mesmo que os ventos da oposição estejam soprando.
Talvez não tenham que subir num cais do porto e tomar uma decisão difícil como a de Kristina. Talvez nunca terão que prosseguir com firmeza nas colinas de uma maratona. Mas sem dúvida se encontrarão diante de escolhas que terão conseqüências eternas. Vocês podem prosseguir com firmeza, com visão. O Espírito Santo as ajudará a permanecer firmes, e seu testemunho do Salvador as ajudará ao prosseguir com um perfeito esplendor de esperança.
Pode ser que haja algumas colinas íngremes à frente, mas o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo prometeu caminhar cada passo a seu lado. Nunca houve uma época mais importante para se prosseguir com firmeza.
De modo que lhes digo, tal como Néfi: “Deveis, pois, prosseguir com firmeza em Cristo, tendo um perfeito esplendor de esperança. (…) Portanto, se assim prosseguirdes, (…) e perseverardes até o fim, eis que assim diz o Pai: Tereis vida eterna”. (2 Néfi 31:20; grifo do autor.) Em nome de Jesus Cristo. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário