sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Escolher um Futuro Brilhante



John H. Groberg
Uma das maiores decisões que você tomará na vida é a de confiar, ou não, no Senhor. Se quiser um futuro brilhante, precisa tomar a decisão certa agora mesmo: Você confia no Senhor ou não? Se confia Nele, você guardará Seus mandamentos.
Você pode confiar no homem ou confiar no Senhor. É bem melhor confiar no Senhor, porque, se confiar no homem, quem sabe aonde você irá parar? Tenho um ditado: “Se fizer o que é certo, as coisas darão certo. Se fizer o que é errado, as coisas darão errado”. É simples assim. Confie no Senhor. Obedeça a Ele.

Uma Enorme Diferença

Como obedecemos ao Senhor? Há muitas maneiras. Gostaria de abordar uma forma específica para os rapazes.
Vocês têm uma responsabilidade. Quando receberam o sacerdócio, tomaram sobre si a responsabilidade de compartilhar o evangelho. Uma das melhores maneiras de fazer isso é servir em uma missão. Mas para servir em uma missão, há muitas coisas que vocês precisam fazer. Precisam pagar o dízimo. Precisam ir à Igreja. Precisam manter-se moralmente limpos. Precisam ser dignos em todos os aspectos. Precisam preparar-se. Precisam estudar as escrituras. Mas prometo que, se vocês se prepararem, se guardarem os mandamentos do Senhor e servirem em uma missão, isso fará uma enorme diferença em sua vida e para o mundo também.
Na missão, vocês não apenas ensinam a verdade para as pessoas, mas vocês mesmos aprendem mais sobre a verdade. Posso sinceramente dizer que aprendi mais princípios eternos do evangelho em minha missão do que em qualquer outra época. Até hoje me lembro da minha missão e me dou conta das lições que aprendi naquela época.
Sirvam em uma missão. Preparem-se.
Agora, vocês, moças, poderiam dizer: “Ora, você falou para os rapazes. E quanto a nós?” Os rapazes têm a responsabilidade de servir em uma missão, mas as moças têm a oportunidade de fazê-lo. Vocês têm uma escolha. Podem ir, ou não.
Minha mulher e eu temos muitas filhas. Metade delas serviu em uma missão. Aquelas que serviram estão muito felizes por terem feito isso. As que não foram também estão muito contentes. Casaram-se e têm sua própria família. A escolha é sua.
Mas vocês, moças, têm a responsabilidade de certificar-se de que os rapazes com quem fazem amizade estejam muito desejosos e dignos de servir. Não façam nada que os desencorajem ou desqualifiquem a servir em uma missão, e não permitam que eles façam o mesmo com vocês. Sempre os incentivem.

A Resposta de Jill

Às vezes vocês se perguntam: “Será que tenho tanto poder assim de incentivar os outros a servir?” Vocês têm mais poder do que pensam. Deixem-me dar um exemplo disso. Há vários anos, fui designado a assistir a uma conferência de estaca em uma pequena cidade de mineração.
Ao entrevistar o presidente da estaca antes de partir, ele disse: “Teria tempo de entrevistar um rapaz? Trata-se de um bom jovem. Sempre planejou servir em uma missão. Mas ele disse recentemente que não irá. Conversei com ele, mas parece que não conseguimos nada. Poderia falar com ele?” Eu disse que o faria com todo prazer.
O rapaz tinha crescido ativo na Igreja, mas vira o pai entrando nas minas e saindo delas para trabalhar. Pouco antes de o rapaz completar dezenove anos, conseguiu um emprego numa loja. O gerente ficou tão impressionado, que lhe disse: “Se assumir este emprego agora mesmo, farei com que seja subgerente, e dentro de alguns anos será o gerente da loja”.
“Estava planejando servir em uma missão”, disse ele.
O gerente disse: “Ora, você pode fazer o que quiser, mas perderá este emprego. Preciso de você agora mesmo”.
Ele pensou a respeito daquilo. Tinha uma namorada chamada Jill. Então, pensou: “Eu amo a Jill de verdade. Se ficar com o emprego, não terei que trabalhar na mina. Poderemos comprar uma casa. Poderemos nos casar e criar uma família”. Por isso, decidiu que não iria servir em uma missão, porque tinha encontrado aquela imensa oportunidade.
Conversou com o pai, e o pai fez de tudo para persuadi-lo a servir em uma missão. Mas não conseguiu. O pai pediu ao filho que conversasse com o bispo. O bispo também não conseguiu. O presidente da estaca também não conseguiu persuadi-lo. Conversei com ele, mas não consegui persuadi-lo. Ele estava decidido a trabalhar naquela loja.
Por fim, quando ficou muito evidente que ele não serviria, o pai perguntou: “Bem, quais são seus planos?”
“Vou me casar com a Jill.”
“E o que a Jill tem a dizer a esse respeito?”
“Ora, eu não conversei com ela ainda.”
“Como sabe que ela vai querer se casar com você?”
Ele simplesmente tinha presumido que ela o faria.
O pai lhe disse: “É melhor conversar com a Jill”.
Então, o rapaz explicou tudo a Jill sobre aquele ótimo emprego e como ele conseguiria ganhar muito dinheiro. Por fim, ele disse: “Sabe, com esse emprego, podemos comprar uma casa. Podemos começar uma família”.
Jill perguntou: “Está me pedindo em casamento?”
“Bem, sim, acho que estou.”
“E quanto à sua missão?”
“Já lhe disse que, se eu for para a missão, perderei o emprego. Se eu perder o emprego, não terei dinheiro. Não poderemos nos casar. Não poderemos ter uma casa para morar.”
Agora, lembrem que quatro irmãos do sacerdócio — o pai, o bispo, o presidente da estaca e uma Autoridade Geral — não tinham conseguido fazê-lo mudar de idéia.
Jill olhou para ele e disse: “Sem missão, sem Jill”.
No dia seguinte, ele estava na sala do bispo preenchendo os papéis para servir em uma missão.

O Senhor Preparará um Caminho

O rapaz serviu em uma missão e, enquanto servia, Jill casou-se com outro. Mas ele já tinha servido na missão por tempo suficiente para ter adquirido um firme testemunho.
Quando aquele élder voltou para casa, depois de ter servido em uma missão maravilhosa, foi até os pais e disse: “Decidi que irei para a faculdade”.
Eles quase desmaiaram e disseram: “Ninguém em nossa família foi para a faculdade. Como você vai fazer isso?”
“Não sei, mas conversei com meu presidente de missão e ele disse que achava ser uma boa idéia, e que se fosse o certo, o Senhor prepararia o caminho.” E o Senhor realmente preparou um caminho. Ele era um jovem muito inteligente. Acabou tornando-se dentista, casou-se com uma mulher maravilhosa e eles criaram uma excelente família.
Agora, o final da história é que, poucos anos depois de ele ter começado a exercer a profissão de dentista numa outra área, adivinhem o que aconteceu? Fecharam a mina e, conseqüentemente, fecharam a cidade. E a loja que antes teria sido uma ótima oportunidade para ele também fechou. Ele não teria tido sucesso nos negócios.
E o que aconteceria, se tivesse seguido os preceitos dos homens ou simplesmente seus próprios sentimentos? Poderia ter-se casado com a Jill, teriam assumido uma dívida de compra da casa própria que não conseguiriam pagar, e teriam uma casa que não conseguiriam vender.
Deus sempre nos abençoa quando cumprimos Seus mandamentos. Mas, se nós seguirmos nossas próprias idéias, estaremos à mercê do mundo. É muito melhor estar nas mãos de Deus, muito melhor.
Se fizermos o certo, as coisas darão certo. Se vocês quiserem um futuro brilhante, confiem no Senhor e guardem Seus mandamentos.
Tirado de uma reunião devocional para os jovens realizada em 8 de junho de 2004, no Tabernáculo de Salt Lake. O Élder John H. Groberg serviu como membro dos Setenta de 1976 a 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário