domingo, 3 de julho de 2011

Compartilhando o Evangelho Online


Há alguns anos, Élder M. Russell Ballard deu um discurso marcante intituladoCompartilhar o Evangelho Usando a Internet. No espírito desse discurso, estou anunciando o lançamento de uma nova seção de Preparação Missionária SUD que chamo de Compartilhar Mórmon. Em Compartilhar Mórmon (em “Compartilhar” na navegação superior do site), você encontrará ferramentas para ajudá-lo a compartilhar o evangelho restaurado de Jesus Cristo em seu site, Facebook, blog ou em outro lugar. Você vai encontrar widgets, badges, códigos e outras ferramentas para ajudá-lo a, rápida e facilmente, começar a compartilhar o evangelho online. Há muita coisa lá agora e, no futuro, adicionarei ainda mais.
E, por falar em compartilhar o evangelho online, aqui estão alguns dos meus trechos favoritos do discurso do Élder Ballard:
A Internet: Uma Prensa Tipográfica Moderna
“Para muitos de vocês, caso leiam jornais, é muito provável que os leiam na Internet. Vivemos no mundo do ciberespaço, de telefones celulares que capturam vídeo, downloads de vídeo e música, redes de relacionamento social, mensagens de texto e blogs, computadores de mão e podcasts”.
“Através dos séculos, a mão do Senhor tem participado disso, ao inspirar pessoas a inventarem ferramentas que facilitam a disseminação do evangelho. A Igreja tem adotado e abraçado essas ferramentas, inclusive os meios impressos, as mídias de difusão e a Internet”.
Juntar-se à Conversa
“Constantemente, há conversas sobre a Igreja acontecendo. Essas conversas continuarão, quer decidamos participar delas ou não. Mas não podemos ficar de lado assistindo, enquanto outras pessoas, inclusive aqueles que nos criticam, tentam definir o que a Igreja ensina. Enquanto algumas conversas têm audiências de milhares ou até de milhões, a maioria tem muito, muito menos. Porém, todas as conversas influenciam aqueles que tomam parte nelas. A ideia que alguém faz da Igreja é estabelecida em conversas que se seguem uma de cada vez”.
sharing-the-gospel-online
“Agora, peço que vocês se juntem à conversa, participando na Internet para compartilhar o evangelho e explicar, em termos simples e claros, a mensagem da Restauração. A maioria de vocês já sabe que, se têm acesso à Internet, podem iniciar um blog em minutos e começar a compartilhar o que sabem ser a verdade. Podem baixar vídeos da Igreja e de outros sites adequados, inclusive do newsroom.lds.org, e enviá-los a seus amigos. Podem escrever para sites da mídia na Internet que informam sobre a Igreja e manifestar sua opinião sobre a exatidão das reportagens. É claro que isso exige que vocês entendam os princípios básicos do evangelho. É essencial que você seja capaz de oferecer um testemunho claro e correto das verdades do evangelho. Também é importante que você e as pessoas para quem você preste testemunho entendam que você não fala pela Igreja como um todo. Você fala como um membro, mas você testemunha das verdades que conhece”.
Exemplos de Coisas Que Você Pode Fazer
“Um membro da Igreja que mora no Meio-Oeste dos Estados Unidos faz um esforço coordenado para compartilhar o evangelho todos os dias, pessoalmente. Depois, ele escreve em um blog sobre seus esforços diários em partilhar os ensinamentos do Livro de Mórmon e em dar cartões da amizade a todos os que encontra. Seu esforço de compartilhar o evangelho de modo tão diligente é admirável, e seu esforço extra em escrever sobre isso sem dúvida inspira muitos outros a fazerem o mesmo”.
“Outros registraram e colocaram seu testemunho sobre a Restauração, os ensinamentos do Livro de Mórmon, e outros assuntos do evangelho em populares sites de compartilhamento de vídeo. Você também pode contar a sua história a não-membros dessa maneira. Use histórias e palavras que eles compreendam. Fale honesta e sinceramente sobre a influência que o evangelho tem exercido em sua vida, sobre como ele o ajudou a vencer fraquezas ou dificuldades e ajudou a definir seus valores. A audiência dessas e de outras ferramentas da Nova Mídia pode muitas vezes ser pequena, mas o efeito cumulativo de milhares de histórias assim pode ser grande. O esforço combinado com certeza compensa os resultados, mesmo que apenas algumas pessoas sejam influenciadas por suas palavras de fé e amor a Deus e a Seu Filho, Jesus Cristo”.
blogging
“A Restauração do evangelho de Jesus Cristo sem dúvida teve uma forte influência em sua vida. Em parte, ela moldou quem você é e como será o seu futuro. Não tenha medo de partilhar a sua história com outras pessoas — suas experiências como seguidor do Senhor Jesus Cristo. Todos nós temos histórias interessantes que influenciaram nossa identidade. Compartilhar essas histórias é um modo de falar com outras pessoas que não gera intimidação. Contar essas histórias pode ajudar a desmistificar a Igreja. Você pode ajudar a vencer concepções errôneas por meio de sua própria esfera de influência, que deve incluir a Internet”.
Coisas a Evitar
“Ao participar dessa conversa e usar as ferramentas da Nova Mídia, lembrem-se de quem são: santos dos últimos dias. Lembrem-se, como diz o provérbio: que “a resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira” (Provérbios 15:1). E lembrem-se de que a discórdia é do diabo (ver 3 Néfi 11:29). Não é necessário argumentar ou contender com outras pessoas em relação a nossas crenças. Não é preciso colocar-nos na defensiva ou tornar-nos beligerantes. Nossa posição é sólida; a Igreja é verdadeira. Precisamos apenas ter uma conversa, como fariam amigos na mesma sala, sempre guiados pelos sussurros do Espírito e constantemente recordando-nos da Expiação do Senhor Jesus Cristo, que nos lembra de como são preciosos os filhos de nosso Pai nos céus”.
Conclusão
“Que sua voz seja ouvida nesta grande causa do evangelho de Jesus Cristo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário