domingo, 3 de julho de 2011

3 Preparação de Saúde para os Missionários:Preparação Mental

Todas as pessoas têm momentos de tristeza, ansiedade e desânimo. Isso é normal, especialmente em tempos de perda e pesar. Entretanto, qualquer dificuldade emocional que interfira no desempenho normal do dia-a-dia precisa ser resolvido antes de iniciar o trabalho missionário.
Quaisquer pecados não resolvidos podem afetar tanto a saúde física quanto a mental das pessoas. Esses pecados devem ser solucionados por meio do arrependimento sincero quando o missionário em perspectiva se reúne com seu bispo antes de receber o chamado. Mas, ainda que isso seja feito, podem haver outras enfermidades que precisem ser tratadas.
Distúrbios do humor. Pessoas que têm sentimentos crônicos ou recorrentes de depressão, tristeza, ansiedade ou medo devem procurar um médico ou conselheiro em saúde mental. Mudanças no humor, especialmente as que envolvem temperamento e ira, devem ser avaliadas. O tratamento, incluindo aconselhamento e medicamentos, quase sempre reduz ou alivia os distúrbios de humor, tornando possível o trabalhomissionário.
Padrões anormais de pensamento. Preocupação excessiva e culpa podem prejudicar a capacidade de servir do missionário. O perfeccionismo, necessidade constante de ser perfeito, pode se tornar um problema que debilita a mente. Pensamentos angustiantes recorrentes e comportamento repetitivo como lavar as mãos com freqüência excessiva são sinais de Transtorno Obsessivo-Compulsivo. Aconselhar-se com um médico ou um profissional em saúde mental pode com freqüência tratar com sucesso esses pensamentos anormais.
aumentar consideravelmente a capacidade de aprendizado. Alguns desses distúrbios podem não ser compatíveis com o estilo de vida missionária. Os pais e o missionário em perspectiva devem aconselhar-se em espírito de oração com o bispo e aconselhar-se também com profissionais sobre a viabilidade de o jovem servir em uma missão de proselitismo em tempo integral.
Distúrbios no aprendizado. Como a capacidade de ensinar e aprender é a essência do trabalho missionário, os problemas no aprendizado como o Transtorno do Déficit de Atenção podem prejudicar o sucesso. Entretanto, a avaliação e o tratamento dos distúrbios no aprendizado podem 
Distúrbios alimentares. Devido ao hábito que as pessoas têm de comer para sentir-se bem e aliviar sentimentos de depressão e ansiedade, comer pode ser algo que leva à obesidade. Por outro lado, a pressão social para ser magro ou até estar abaixo do peso pode levar à anorexia nervosa ou bulimia. Ambas apresentam graves riscos à saúde. Esses distúrbios não se resolvem durante a missão. Por serem muito difíceis de tratar, podem não ser compatíveis com o serviço missionário.
Saudades de casa. Embora a saudade moderada de casa faça parte da experiência missionária, deixar os pais e irmãos pode causar uma ansiedade tão intensa a ponto de interferir no sono ou na alimentação. A perda de peso rápida é comum entre os missionários, devido a uma grave ansiedade causada pela separação. Para evitar esses problemas, os missionários em perspectiva devem acostumar-se a ficar fora de casa. Viagens longas para acampamentos ou dividir um quarto na faculdade podem revelar a tendência para essa grande ansiedade provocada pela separação. Aqueles que têm problemas para ficar longe de casa devem procurar tratamento médico ou um profissional em saúde mental.
Habilidades sociais. O trabalho missionário envolve reunir-se e conversar com pessoas de todas as idades e falar em público. Os missionários em perspectiva devem sentir-se à vontade ao falar com pessoas mais velhas. Devem praticar ser respeitosos e gentis, mostrando boas maneiras à mesa e observando outras cortesias sociais. Também é requerido dos missionários que abordem estranhos e iniciem uma conversa. Portanto, os missionários em perspectiva devem aprender a sentir-se à vontade para fazer um contato e conversar com pessoas de fora do seu círculo normal da família e dos amigos. Devem também estar a par das diferenças culturais do mundo.
Emprego. O trabalho missionário é isso. Não há nada fácil no trabalhomissionário, então os jovens devem desenvolver a habilidade de trabalhar de maneira confiável. Um emprego regular ensina hábitos como: chegar ao trabalho no horário, não faltar sem necessidade, realizar bem as tarefas, procurar mais trabalho quando o seu estiver concluído e não ir para casa antes do final do expediente. Um trabalho também ajuda os jovens a compreender o valor do dinheiro. Quando possível, os missionários em perspectiva devem preparar-se para pagar sua missão tanto quanto for possível, em vez de depender dos pais ou das doações de outras pessoas. Ajudar a pagar a missão fará com que os missionários em perspectiva aprendam a viver com a mesada limitada que recebem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário