domingo, 3 de julho de 2011

2 Preparação de Saúde para os Missionários:Preparação Física


Exercícios regulares (diários). Um missionário precisa estar apto para andar uma média de 10 km por dia e andar de bicicleta 19 km por dia. Os missionários em perspectiva que não estejam acostumados a andar mais do que a distância do carro até a escola ou ao trabalho provavelmente ficarão com os pés doloridos e com bolhas, quando chegarem ao campomissionário. Os que não estão acostumados a andar de bicicleta regularmente, provavelmente sentirão dores por não estarem familiarizados com o selim, quando a bicicleta for seu principal meio de transporte. Um missionário que esteja acima do peso sentirá muito cansaço em virtude do trabalho missionário, e um missionário cansado está muito mais propenso ao desânimo e à preocupação com a saúde do que um missionário em boa forma.
Os missionários em perspectiva podem preparar-se para os rigores do estilo de vida missionária estabelecendo um padrão de exercícios aeróbicos, caminhadas, corridas ou ciclismo, durante uma hora por dia. Aqueles cujos exercícios principais sejam os jogos eletrônicos ou o envio de mensagens eletrônicas precisarão de, pelo menos, quatro meses para alcançar o nível de condicionamento necessário para apreciar o exercício.

Sono adequado. Embora a necessidade de sono varie, os jovens adultos geralmente precisam dormir de 7 a 8 horas por dia. O ideal é que estejam na cama entre 22h30 e meia-noite, e fora dela entre 6h30 e 8h. Ficar acordado até as 2h ou 3h da madrugada e dormir até as 10h faz com que a pessoa se sinta cansada o tempo todo e com vontade de dormir até o meio-dia. Ficar acordado a noite toda para estudar para provas, jogarvideo game quase todas as noite ou trabalhar a noite toda pode ser prejudicial, porque desregula o relógio biológico. Os missionários têm um cronograma a seguir. Eles estão na cama às 22h30 e em pé às 6h30 todos os dias. Esse horário será difícil de ser cumprido, a menos que os missionários em perspectiva adotem uma rotina semelhante, bem antes do momento de ir para a missão.
Hábitos alimentares saudáveis. Em vez de uma dieta à base de açúcares e gorduras, os jovens devem aprender a apreciar alimentos à base de proteína e fibra, como carne magra, iogurte, verduras e frutas. Tomar mais que meio litro de refrigerante por dia é muito.
O Departamento Missionário exige que os missionários não tenham índice de massa corporal maior que 37. Esse é, na verdade, o limite entre a obesidade e a obesidade mórbida. Os missionários em perspectiva devem empenhar-se para manter o peso na média normal, evitando assim os problemas de saúde ligados à obesidade. Estar muito abaixo do peso normal também pode trazer sérias conseqüências à saúde.
Habilidade para preparar refeições. Os pais podem ensinar os filhos e filhas a aprender a preparar refeições simples e saudáveis. Dou ênfase à palavra “simples” porque os missionários quase sempre cozinham em fogões pequenos que podem não ter forno. Cada missionário em perspectiva precisa saber o básico sobre cozinhar e manusear os alimentos. Uma vez que um missionário raramente tem uma máquina de lavar louças, é importante que os missionários saibam lavar a louça com água quente e sabão após as refeições.
Higiene pessoal. A higiene pessoal e os cuidados com a aparência são vitais para o sucesso do missionário. A primeira impressão é a que fica. Lavar as mãos ajuda também os missionários a manterem-se saudáveis e a prevenir a transmissão de doenças contagiosas.
Problemas de pele. A acne (espinhas) é um problema comum entre os adolescentes. Aqueles que têm problemas sérios com a acne devem procurar ajuda médica bem antes de entrar no CTM. Alguns medicamentos para a acne exigem acompanhamento durante algum tempo e não são usados no campo missionário.
Dentes saudáveis. A prevenção é ideal para quem quer ter dentes saudáveis. Isso significa ter o hábito de escovar os dentes pelo menos de manhã e à noite, usar fio dental diariamente e visitar o dentista regularmente. Se houver a necessidade de reparo nos dentes, este deve ser concluído antes do envio da recomendação do missionário. O tratamento ortodôntico – que, em geral, demora dois anos ou mais – deve ser concluído antes da entrada no CTM.
Problemas crônicos de saúde. Dor de cabeça é um problema de saúde comum e difícil, que pode piorar durante o tempo da missão e ser difícil de avaliar e tratar no campo missionário. Dores de estômago ocasionais e problemas no intestino podem também se tornar crônicos durante o serviço missionário. Problemas de coração e de respiração, como asma, devem ser minuciosamente avaliados antes do início do serviçomissionário. Com tratamento adequado, muitos problemas de saúde se tornam estáveis, possibilitando o serviço missionário, se o tratamento continuar durante a missão.
Problemas nas juntas ou nos ossos, resultantes de ferimentos, podem exigir cirurgia. Os procedimentos ortopédicos, até mesmo operações artroscópicas, geralmente acarretam longos períodos de reabilitação. Os missionários em perspectiva devem receber o tratamento ortopédico adequado bem antes (4 a 6 meses) de iniciar o trabalho missionário. Um rapaz ou uma jovem que chegar ao CTM de muletas duas semanas após uma cirurgia no joelho não terá condições de andar a distância exigida no campo missionário.
Imunizações. Os que se preparam para servir como missionários devem tomar, na idade adequada, todas as vacinas de rotina e de reforço disponíveis. Bem antes de começar seu serviço missionário, eles devem também receber quaisquer imunizações especiais exigidas para o país onde irão servir.
As vantagens da imunização excedem de maneira impressionante os pequenos riscos de tomar a vacina. A imunização transmite uma resistência individual para as doenças por períodos de tempo variados. Manter a imunidade pode exigir uma segunda aplicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário